sexta-feira, 3 de abril de 2015

Acabar com o Stress? Vamos a isso!

Nos dias que correm, a vida é cada vez mais agitada e preenchida com horários e rotinas que muitas vezes nem queremos, nem planeamos. Apenas vamos ficando sobrelotados com sentimentos acumulados que não conseguimos evitar. Por isso não é de espantar, que metade, ou senão mesmo toda a população (tirando um felizardo ou outro que vê sempre a copo meio cheio em vez de meio vazio) sofra de ansiedade e stress com o passar do tempo. Até eu, que apenas com 23 anos sofro desse mal, e nunca me dei muito bem com isso. São sintomas que acabamos por não conseguir controlar e quando o tentamos (ou pelo menos no meu caso) ficamos ainda pior por não conseguir ultrapassar todo aquele afrontamento. E depois de tentar de tudo, incluindo ouvir música clássica e tomar doses astronómicas de chás calmantes e relaxantes, eis que me aparece um artigo sobre Arte-Terapia mesmo á frente dos olhos.
Basicamente a Arte-Terapia é como um método de tratamento para o desenvolvimento pessoal, baseando-se num contexto psicoterapeutico. Ou seja, criar algo que possa transparecer a expressão artistica de cada um, o que acaba por se tornar em algo terapeutico. Não é necessário sermos grandes artistas para conseguir fazer este processo.
E por isto mesmo, foram criados livros de colorir para adultos, assim muito semelhantes aos de crianças, mas com desenhos padronados, seja com flores, ou abstratos, que ajudam a aliviar o stress e deixar-mos nos estado mais calmo. Por outras palavras, este é um exercicio/hobby/cura, como lhe queiram chamar, perfeitos para quem sofre de ansiedade ou para aliviar situações de nervosismo.
Quem teve esta brilhante ideia, foi uma editora britânica (ultimamente só os britanicos é que têm ideias que se aproveitem) que tinha conhecimento de muitos pais se apoderarem dos livros de colorir dos filhos, e por isso decidiu criar uma versão mais apologista para o publico adulto.



Se a ideia era controlar o stress e a ansiedade, não cheguei a perceber, mas a verdade é que pintar com as minhas afilhadas me deixava bastante mais calma, portanto logicamente assim que tive conhecimento desta simples, mas maravilhosa onvenção, caminhei o mais alegremente (e quase aos pulinhos como as crianças quando vão a uma loja de brinquedos) para a livraria mais próxima procurar o meu livro de colorir.

De momento, sou uma orgulhosa dona de um "Arte-Terapia - 100 Mandalas para colorir - Anti-Stress". E depois de escrever estas palavras, lamento, mas vou-me despedir para dedicar á pintura. É uma guerra aberta (mas pacifica, va!) contra o Stress.

Sem comentários:

Enviar um comentário