domingo, 7 de abril de 2013

Casos Insólitos #2

Hoje aconteceu-me algo que me fez realmente pensar no que ensinam nas escolas hoje em dia. Acontece que ia andar simplesmente com a minha prima de 10 aninhos, e por acaso ia de Stilletos, e eis que passa um casal de namorados bastante jovem, talvez na casa dos 16 ou 17 anos e a rapariga ao passar por nós diz muito de repente: "Para andares de saltos tens de por um pé á frente do outro!",  e continua o seu caminho. Primeiro, eu não conheço a rapariga de lado nenhum, nem nunca a tinha visto mais gorda, segundo não sei qual era o problema dela, e terceiro, ainda a pobre rapariga andava de fraldas, já eu sabia andar de saltos altos. Apesar de me ter chateado a atitude da rapariga ao criticar a maneiro como ando de saltos altos - que tenho plena consciencia que os sei usar - , fiquei ainda mais aborrecida com a falta de educação por parte dela, ainda para mais com a minha prima mais pequena comigo. É isto que esta geração anda a aprender em casa e nas escolas. Se eu os conhecesse de algum lado ou tivessemos algum disacordo no passado, ainda percebia, agora, não tendo eu conhecimento sequer do nome da pessoa, e ainda menos ter-lhe prestado sequer atenção enquanto passava por ela na rua, o porque de ela simplesmente me tentar ofender. Ou agora  metermo-nos na vida dos desconhecidos com quem nos cruzamos faz parte das novas regras de boa educação? Garanto-vos que a sorte daquela rapariga foi eu estar acompanhada pela pequena e não a querer metida no meio de uma possivel confusão. Mas que me deu uma enorme vontade de dar um sermão valente aquela rapariginha que lá por estar com o namurado achou que me metia medo ou lá qual fosse a intenção dela. Não tenho filhos para não os aturar e tenho de andar a aturar as manias dos filhos dos outros. Acho que os ministros da educação - que não, não sei quem é neste momento - deveria de incutir ás escola uma nova disciplina que fosse relativa é boa educação. No meu tempo havia uma chamada de "Formação Civica", não sei se ainda existe, mas faria bem a muita gente pequena que pensa que já manda por esse mundo fora. Antes de crescerem saibam como ser gente grande. Tenho dito.

Sem comentários:

Enviar um comentário