segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Como vender qualquer produto...

Pois bem, para quem é aqui da zona, sabe que no feriado de 8 de Novembro existe anualmente a Feira do Cadaval. Não costuma ser muito grande, mas este ano era estupidamente pequena. Os produtos existentes eram sempre os mesmos: casacos, vestidos, sapatos e meias. Mas apesar de não haver muita gente e ver as barraquinhas, ouve um factor que me chamou a atenção. A maioria das pessoas reunia-se nos locais onde se gritava ou se podia ler em cartazes bem grandes "Produto Nacional" ou "Produto Medicinal". Pareciam moscas á volta de algo doce. Até fazia confusão. A minha questão é: Existe pessoas que acreditam mesmo nisso? Como é lógico qualquer feirante que se preze tem de fazer o melhor para "vender o seu peixe" e ganhar o dia. O estranho é as pessoas ainda acreditarem no que é dito. Não admira que este país esteja de mal a pior. Depois de tantos anos a ser enganados por publicidades e campanhas, o português ainda não aprendeu a desconfiar. Mas assim sendo, caso tenham um produto que estejam a ter dificuldade em vender, digam simplesmente que é Nacional. Acreditem que as pessoas vão ter imediato interesse. Mesmo que seja num valor elevado. Quase que chego a acreditar que pode não existir dinheiro para mais nada, mas existe para comprar produtos Portugueses. Toda esta questão deixa-me algo para o confusa. Será que lá na loja conseguia vender mais se dissesse que os perfumes eram portugueses, mesmo sabendo eles que não? Conclusão para todos os comerciantes em apuros: Tornem as palavras "Nacional" e "Medicional" as vossas melhores amigas. Pode resultar.

1 comentário:

  1. Não é bem assim como tu dizes, mas pronto...
    Onde trabalho, 80% das coisas que comercializamos são produtos nacionais, e, embora não o digamos, as pessoas vão é para o mais barato.
    O que acho estranho é todos continuarem a ir a grandes superfícies. Isso sim. Tenho produtos na loja quase que a metade do preço da Staples, conheço também um mini-mercado bem perto de onde trabalho, onde praticamente tudo é mais barato que no e-leclerc ou pingo doce e basta dizer também que eles fazem encomendas aos fornecedores de quantidades industriais, mas têm preço mais altos que os mais pequenos, sendo que têm margens de lucro astronómicas.
    Isso também vale para a tua Perfumes&Companhia, que parece que não, mas os preços são um bocado para o puxado lol.

    Continua com o blog btw está porreiro!

    ResponderEliminar